Alice Vieira


Alice Vieiraclique na imagem para saber mais
Alice de Jesus Vieira Vassalo Pereira da Fonseca Com (Lisboa, 20 de março de 1943) é uma escritora e jornalista profissional portuguesa.

Biografia



Com os pais originários de uma aldeia de Lapas em Torres Novas, Alice Vieira nasceu e viveu em Lisboa[4]. Na infância, dos 4 aos 14 anos, passou os verões nas Termas de Caldelas[5]. Frequentou o Liceu D. Filipa de Lencastre. Alice Vieira licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Dedicou-se desde cedo ao jornalismo, tendo trabalhado nos jornais "Diário de Lisboa" (onde, juntamente com o seu marido, o jornalista e escritor Mário Castrim, dirigiu o suplemento "Juvenil"), "Diário Popular" e "Diário de Notícias" e colaborou durante muitos anos com a revista "Activa" e o "Jornal de Notícias".
Após o início da relação com Mário Castrim, Alice mudou-se para o "Diário Popular" para evitar conflitos de interesse. Desta relação, que durou até à morte de Castrim em 2002, tiveram dois filhos: a jornalista e escritora Catarina Fonseca, e André Fonseca, professor universitário[6].
Atualmente colabora na revista "Audácia", dos Missionários Combonianos [7] e no "Jornal de Mafra" on-line.
Trabalhou em vários programas de televisão para crianças e é considerada uma das mais importantes escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil.
As suas obras foram traduzidas para várias línguas, como o alemão, o búlgaro, o espanhol, o galego, o catalão, o francês, o húngaro, o holandês, o russo, o italiano, o chinês, o servo-croata e o coreano[1][2][3].
A 7 de Março de 1997 foi feita Comendadora da Ordem do Mérito.[8]

OBRAS E TEXTOS PARA INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO LITERÁRIA


1.º ANO


1 . Alice Vieira, “Corre, Corre, Cabacinha” in O Menino da Lua Corre, 
Corre, Cabacinha




Sem comentários:

Enviar um comentário